Tamanho do texto A - A+

Arena Pantanal

A Arena não é um elefante branco; é um elefante cinza, sujo, maltratado, malcheiroso e doente

Por RONIMÁRCIO NAVES

Estão chamando a Arena Pantanal de elefante branco. Discordo, pois hoje ela é um elefante cinza, sujo, maltratado, malcheiroso e doente.

A Arena Pantanal possui uma quantidade enorme de salas, banheiros, um dos maiores estacionamentos de Cuiabá, duas quadras esportivas, sendo uma o Palácio das Artes Marciais e o Ginásio Aecim Tocantins, além de uma bela piscina olímpica, quase nunca utilizada.

Portanto, temos a Arena Pantanal, o ginásio Aecim Tocantins, o Palácio das Artes Marciais e a piscina olímpica fechados para a sociedade, que somente utilizam suas calçadas e estacionamentos para caminhadas, andar de bicicleta, patinar e outras atividades físicas e de lazer.

Certo dia, fazendo caminhada na arena, vi os alunos do curso de formação de bombeiros militares treinando naquele local.

Desta imagem veio a seguinte sugestão: transferir o Corpo de Bombeiros e a Escola de Formação de Praças da Polícia Militar para as dependências da Arena Pantanal.

"Precisamos pensar em eficiência, multiuso, multidisciplinariedade, reorganização, redução de custos, otimização e economicidade, pois equipamento público sem uso é igual a custo, guarida para bandido, transtorno, risco e prejuízo para a sociedade"

Lá há estrutura moderna de tecnologia, salas suficientes para a instalação dos órgãos de administração, há locais para treinamento físico, há um gigante estacionamento para os servidores públicos, os clientes e área suficiente para instalação dos locais para guarda das viaturas.

É necessário registrar também o posicionamento estratégico da Arena Pantanal, que coloca o Corpo de Bombeiros com grande facilidade de descolamento para as regiões de Cuiabá e Várzea Grande, em razão da perimetral e das avenidas Mário Andreazza e Beira Rio.

Com esta utilização compartilhada da Arena Pantanal pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso e a Escola de Formação de Praças, ocorrerá a presença diuturna de pessoas no complexo, sejam os profissionais bombeiros e alunos praças e a própria população, que poderá utilizar do espaço para continuar fazendo o que restou daquele imenso investimento de dinheiro público, que é a realização práticas de exercícios físicos, passeios com a família e outras atividades ao ar livre.

No tocante ao custo financeiro, com certeza o não pagamento de aluguel das várias unidades onde hoje estão instalados o  Corpo de Bombeiros e a Escola de Formação de Praças, em razão da inexistência de prédios próprios, gerará uma economia considerável para o Estado, além da concentração das atividades.

A instalação dos órgãos do Estado na Arena Pantanal poderá resultar em atividades que as corporações fariam com a sociedade, isoladamente ou em conjunto com as demais áreas como educação, esportes, saúde e turismo, como cursos de primeiros socorros, eventos de natureza preventiva, cursos de natação, de atletismo, etc.

No mesmo sentido, a Escola de Formação de Praças da Polícia Militar, hoje na Várzea Grande, poderia também ser transferida para a Arena Pantanal, onde desde cedo os futuros policiais militares já aprenderiam, na prática, a sua principal função que é interagir, ordenar e proteger a sociedade e, com sua presença ostensiva, coibir a prática de ilícitos.

E, por fim, a Arena Pantanal nos dias de jogos ou outras atividades, continuaria sendo utilizada normalmente, porque uma coisa não exclui a outra.

Precisamos pensar em eficiência, multiuso, multidisciplinariedade, reorganização, redução de custos, otimização e economicidade, pois equipamento público sem uso é igual a custo, guarida para bandido, transtorno, risco e prejuízo para a sociedade!

Veja no midianews.com.br